segunda-feira, 2 de abril de 2012

TIve 2012: Em jeito de balanço e de agradecimento

Pretendo partilhar, no texto que espero não seja muito longo, com a família do CAIC, o que foi a participação da equipa de Juvenis com Cadetes e 1 Iniciado no TIVE 2012. Faço-o por diversos motivos que, ao longo do texto, espero que compreendam.
Chegados a Esmoriz e após instalados do outro lado da rua do pavilhão, tive a primeira prelecção com a equipa. Nessa conversa foram estabelecidas três obrigações, ou deveres,  como objectivos a cumprir durante a nossa participação, a saber:
1)      Respeitar e dignificar, com todas as nossas acções, o nome da Instituição Colégio da Imaculada Conceição;
2)      Apoiar-nos, incondicional e mutuamente, dentro e fora do campo de jogo;
3)      Divertimo-nos e aproveitarmos ao máximo os 4 dias que tínhamos pela frente.
Sobre a parte desportiva, julgo que já foram feitos comentários suficientes, querendo só acrescentar que, se alguém houve que teve receio que esta equipa fizesse má figura desportiva, a mesma demonstrou, pelos resultados parciais conseguidos, que fez excelente figura, tendo em conta que só tinham disputado, antes deste Torneio, dois jogos juntos no Desporto Escolar. Competir com equipas que jogam nos seus Campeonatos Regionais ou Nacionais desde Outubro, não é fácil e o comportamento dos nossos rapazes foi reconhecido por vários treinadores, que lhes reconheceram esse  mérito de, apesar de nunca terem competido juntos, conseguirem equilibrar todos os jogos.
A nossa classificação foi de 4º lugar como poderia ter sido outra qualquer acima desta. Perder, jogando bom voleibol, não envergonha ninguém.
Passo, portanto, ao último dia em que iríamos discutir o 3º/4º lugar com a equipa do CNG A.
Antes de sairmos para o pequeno almoço tive nova prelecção em que foi salientado:
1)      Quanto ao primeiro objectivo, o mesmo tinha sido cumprido a 100% pelo que demonstrei a minha gratidão ao grupo;
2)      Quanto ao segundo objectivo o mesmo estava a ser conseguido a 50%. Se fora do campo o apoio entre o grupo foi plenamente conseguido, já dentro de campo havia arestas a limar e atitudes a mudar pelo que esperava que o último jogo da competição servisse para que se atingisse o pleno;
3)      Quanto ao fato de serem “obrigados” a divertirem-se, estava conseguido, ficando só a mágoa de, após as derrotas, haver um sentimentozinho que impedia, durante alguns minutos, de a “obrigação” ser completamente cumprida.
Finalmente, o último jogo em que entraram “a abrir” ganhando o primeiro set. Depois perdemos os dois seguintes, sendo que, como já se sabe, conquistamos o 4º lugar do Torneio. No final do jogo, entendi ter uma conversa com todo o grupo, ainda dentro do pavilhão, conversa esta dura, incisiva e construtiva, não pelo resultado final do jogo (o que menos me interessava), mas sim por outras questões.
Como compreenderão não revelarei o conteúdo desta conversa, pelo elevado respeito que me mereceu o grupo que acompanhei. Foi uma conversa partilhada por 11 elementos e que ficará dentro desses 11 elementos, pelo menos na parte que a mim me toca. O que é da equipa fica dentro da equipa.
Em resumo, julgo que a participação do CAIC foi um sucesso, tendo cumprido com o que nos propusemos.
Finalmente, quero deixar alguns agradecimentos sinceros, não os sei fazer de outra forma, às seguintes pessoas:
– À Professora Ana Vicente, enquanto Coordenadora Desportiva do CAIC, por, desde o momento em que aceitei acompanhar os “miúdos”, ter confiado e apoiado a minha pessoa na “árdua” tarefa que sabia me esperava. O voto de confiança que me foi dado não será esquecido. Muito obrigado Ana.
– Ao Professor António José Franco, enquanto Director, por ter permitido que um “estranho” ao corpo docente do CAIC acompanhasse uma sua equipa, ainda por cima num Torneio de 4 dias. Muito obrigado professor. Não esquecerei o seu telefonema.
– Ao grupo de pais, essa fabulosa força oculta e omnipresente sem a qual muitos dos sucessos do CAIC não teriam sido possíveis, muito menos a participação neste TIVE 2012, o meu muito obrigado por nos terem proporcionado a participação nesta festa.
– Ao fabuloso grupo de 10 “miúdos” que tive a honra de acompanhar e que quero registar neste texto (por número de camisola):
1 João Almeida
2 Pedro Correia
3 Fábio Grasina
5 João Rasteiro
7 Tiago Azenha
9 Daniel Jesus
10 Luís Panão
11 Sérgio Yamaguchi
12 José Almeida
15 Rafael Neves
Muito obrigado a todos por me terem concedido a oportunidade de reviver uma experiência que já não tinha há quase 20 anos. Para mim foi, além de uma honra, extremamente gratificante em termos pessoais.
MUITO OBRIGADO A TODOS
Rafael Almeida

2 comentários:

JOAO RUI PIMENTEL disse...

Quando for o TIVE para "séniores", gostava de ter um treinador assim ...
Tenho a certeza que a "àrdua tarefa" foi desempenhada com muito gosto e prazer e os miúdos só tiveram a ganhar com alguém coma tua experiência e saber.
Parabéns por isso a eles e, embora não tenha nenhum dos meus filhos nesse grupo, fica também o meu obrigado porque pertencemos "á família CAIC".

PP disse...

Um grande e sentido agradecimento pela tua disponibilidade e por teres dado esta oportunidade aos nossos meninos. Tenho a certeza que os fizeste crescer, não só como atletas, mas essencialmente, como homens.
Eu, como mãe de um dos atletas que te acompanhou, agradeço, do fundo do meu coração, esta oportunidade que deste ao meu menino que, por ser o mais caloiro da equipa, as oportunidades de jogar são escassas.