Este fim de semana houve muito voleibol para os atletas masculinos dos escalões mais velhos do CAIC. Com efeito, no sábado a equipa de Juvenis Masculinos deslocou-se a Oliveira do Bairro para disputar a primeira fase do Regional de Desporto Escolar.
Nesta disputa realizaram-se dois jogos: o primeiro com a equipa representante do distrito de Aveiro (Frei Gil) e o segundo contra a equipa representante do distrito de Viseu (peço desculpa mas não me recordo do nome da escola). Em ambos os jogos a equipa do CAIC averbou vitórias pela diferença máxima de 3-0, com os parciais de 25-11; 25-22 e 15-13 frente ao Frei Gil e de 25-14; 25-17 e 15-4 frente à equipa oriunda de Viseu. Assim, os nossos jovens ficaram apurados para a segunda fase do Regional a disputar no próximo fim de semana.
Quanto à equipa de Juniores Masculinos rumou hoje até São Mamede de Infesta para defrontar a equipa da Associação Académica local. O CAIC entrou a ganhar o primeiro set por 29-27, tendo, no entanto, perdido os três sets seguintes pelos parciais de 25-20; 25-17 e 25-19.
A equipa de São Mamede fez já alinhar o seu atleta que se encontra na Seleção Junior (camisola #12-Gonçalo) enquanto que o CAIC ainda não pode contar com o seu atleta que também integra a Seleção Junior, o Zé Gabi.
8 comentários:
Boa noite a todos:
Como habitualmente, acompanhei a equipe e vi, com muito agrado, o seu desempenho sobretudo no 1º set.
Reagiram muito bem à felicidade com que a equipe adversária conquistou alguns pontos e, mantendo a cabeça fria, lutaram ponto-a-ponto, até ao final do set.
No 2º set, fiquei com a ideia que entraram com uma atitude de demasiado à-vontade e pouca concentração ... naturalmente, diria eu, a Académica de S.Mamede ganhou.
No 3º set, a recepção não esteve tão bem quanto o tinha estado até ali, o passe não saía nas melhores condições e alguma falta de "cabeça" no ataque ditaram a derrota neste set ...
O Prof. Nelson, que substituiu o "lesionado" Prof Nuno não esteve feliz nas rotações que fez pois a performance não melhorou. Valeu, no entanto, a possibilidade que deu a todos de jogar.
Algumas discussões sobre quem devia ir, quem tinha falhado, etc... fizeram com que a equipe se desconcentrasse e os "disparates" dos ataques para rede, quando o bom senso aconselhava outras formas de atacar fizeram com que, naturalmente, o CAIC saísse derrotado no ultimo set.
Esta é a "minha" crónica do jogo ...
A segunda parte deste comentário, quero dedicá-la a uma reflexão que há algum tempo venho tendo ...
Parece-me que, da parte dos responsáveis, se "desinvestiu" na equipe de juniores ...
Julgo, e admito que me corrijam se estiver enganado, que o "desinvestimento", desinteresse ou lá o que lhe queiram chamar que de algum tempo a esta parte noto, faz com que a equipe esteja desacompanhada e com falta de estímulos ... as derrotas causam "mossa" em intelectos jovens, é certo, e por isso mesmo têm que ser "trabalhados" e incentivados.
Os treinos não têm sido feitos com regularidade, ou porque o pavilhão não está disponível ou por quaisquer outras razões que, de maior ou menor importância, fazem com que a equipe não treine de acordo com o que, realmente, necessita. Julgo aperceber-me que os "miúdos" têm vontade de fazer mais mas esbarram em contrariedades que não podem resolver ...
Perdoem-me as pessoas que sintam algum desconforto com este comentário que, repito, se trata apenas duma opinião pessoal, mas creio que existe um alheamento que não estimula os atletas
João Rui Pimentel
Volto aqui para comentar o facto da Académica já ter contado com o seu atleta das selecções.
Pelo que me tenho apercebido, o Zé Gabi e mãe têm feito alguns esforços no sentido de procurar "acelerar" a sua inscrição para poder jogar com os seus antigos colegas ... já os vi no pavilhão, a tentar resolver o assunto ...
Não sei porque o não conseguiram ainda e certamente existirá uma ou mais boas explicações mas, para quem está de fora, é uma ilustração do que "tal" alheamento que referi ...
Boa Noite
Não posso deixar de comentar o que foi escrito na 2ª parte do comentário anterior:
Concordo inteiramente contigo Rui. Na verdade, a desmotivação vem de cima para baixo, os obstáculos ás oportunidades de treinar são mais muitos, ou porque não há quem abra o pavilhão, ou porque não há quem fique com eles, ou porque o pavilhão está ocupado.....
Será que estes meninos ainda não provaram a esta nossa escola que conseguem levar o nome Dela muito longe??????
Peço, expressamente aos responsáveis do CAIC - não deixem de investir nesta equipa, eles merecem.
Paula Panão
Será que alguem me podia dizer porque é que os atletas da seleçao agora podem ir jogar aos clubes ?
Desporto de Alto Rendimento e Sucesso Escolar
Análise e estudo de factores influentes no seu êxito
Vítor Zenha1; Rui Resende1; A. Rui Gomes2
1Instituto Superior da Maia;
2Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho
Responsável pela comunicação – Rui Resende
Segundo este estudo os dados obtidos reforçam os seguintes aspectos:
i) a boa organização do tempo foi considerada um factor importante no sucesso escolar;
ii) ii) os estudos não influenciam negativamente a prestação desportiva assim como a prática desportiva não influencia negativamente o rendimento escolar e iii)
uma das principaisdificuldades sentidas pelos atletas é a impossibilidade de puderem adaptar o horário escolar ao seu horário de treino.
Para melhor esclarecimento sobre o estudo consultar o site:
http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9248/1/1-Actas-Corunha-Desporto-Escola.pdf
Ao "anónimo" que não sabe porque é que os jogadores das seleções de formação podem voltar a jogar pelos respetivos clubes, apenas lhe posso adiantar que hoje uma decisão judicial sobre o assunto. Mas se quiser saber mais detalhes pode visitar a página do Sovolei (link no final) onde o diretor nacional da formação, Daniel lacerda, tenta explicar a situação.
http://sovolei.com/index.php?option=com_content&view=article&id=7424:nacional-fpv-assembleia-geral-ordinaria&catid=97:geral&Itemid=193
Em relação ao assunto dos atletas da seleção jogarem nos clubes posso acrescentar que tal já acontecia com as jovens da seleção feminina. Agora foi alargado aos atletas masculinos.
Como é do conhecimento geral, não tenho o hábito de "postar" no Blog.
No entanto, foram aqui apresentadas algumas situações sensíveis, respeitantes à equipa que sou responsável que deverão ser tratadas no local próprio.
Quando regressar ao trabalho agendaremos uma reunião de carater urgente com todos os Encarregados de Educação para esclarecer todos os pontos de vista apresentados.
Aproveito para agradecer publicamente ao meu colega e amigo Prof. Nelson Matos, pela disponibilidade demonstrada, no acompanhamento das equipas, durante a minha ausência.
Enviar um comentário