quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Ainda (e sempre) o novo formato dos escalões de formação

Como já foi aqui dito, em mensagens anteriores e nos comentários a essas mensagens, achamos que o novo modelo para os escalões de formação, nomeadamente de Juvenis Masculinos é pedagogicamente uma desgraça. Mas o achar não chega, pois a FPV gosta de factos, números, estatísticas, etc.
Por este motivo lembrei-me de vos deixar aqui alguns factos do que se passa, por exemplo, no escalão de Juniores Masculinos onde houve 100% de apuramento da 1ª para a 2ª fase, ou seja, as equipas durante a primeira fase estiveram " a jogar para aquecer e a afinar os motores" o que é muito bom para um início de época.
Uma das equipas que disputa o Campeonato de Juniores Masculinos é a nossa bem conhecida equipa do Vitória SC. Esta equipa deveria estar este ano no seu 2º ano de Juvenis (devido ao elevado número de atletas neste escalão subiram a Juniores) e é a mesma equipa com que os jovens do CAIC já se defrontaram algumas vezes, tendo perdido uns jogos e ganho outros. Durante os 6 jogos da 1ª fase os Juniores do VSC ganharam 2 e perderam 4, ou seja, se houvesse uma redução na percentagem de passagens como a que impuseram no escalão de Juvenis, estes jovens tinham ficado pela 1ª fase e paciência. Mas como passaram 100% das equipas, não é que ao fim da 3ª jornada da 2ª fase os rapazes do Vitória têm "o desplante" de ir à frente da classificação (vejam o quadro da classificação retirado da página da FPV)? E só com um set perdido e nove ganhos!!!!!!!!!



Em primeiro lugar os jovens atletas e os seus treinadores estão necessariamente de parabéns pelo desempenho que têm vindo a demonstrar. Em segundo lugar, se a FPV "lhes tem cortado as pernas" com uma redução do número de equipas na passagem da 1ª para a 2ª fase, neste momento estavam encostados uns atletas que, tudo leva a crer, irão passar à 3ª fase do Campeonato Nacional.
Estas coisas dos factos, números e estatísticas são complicadas!!!! Sobretudo, não devem ser atiradas às pessoas sem serem bem consideradas, pois já se sabe que "quem tem telhados de vidro....."

2 comentários:

Anónimo disse...

A FPV só enumera os factos e só faz estatísticas que lhe dá jeito. Veja-se as notícias na página da FPV sobre as participações das selecções de cadetes... só as notícias das vitórias aparecem, porque as derrotas são brevemente mencionadas no texto sobre as vitórias, nunca fazem o cabeçalho de notícia. No final, e porque não foram apuradas, lá vem a notícia de que as selecções portuguesas ficam no lugar X e Y do grupo e é como se nem tivessemos estado presentes nas Poules de apuramento.

Anónimo disse...

Dos 6 jogos que são referidos no texto o Vitória SC perdeu os dois primeiros e só depois começou a ganhar. Se os atletas dos Vitória tivessem apenas que disputar 3 jogos como os juvenis do CAIC, lá está...estavam a disputar a Taça Nacional.