sábado, 11 de dezembro de 2010

Juvenis Masculinos e Femininos...na Taça Nacional!

Afinal, quando todos pensavamos que as equipas de Juvenis Masculinos e Femininos do CAIC iam ficar "na prateleira" para o resto da época, eis que surge uma novidade! De acordo com circular da FPV (link para a circular no fim da notícia) as equipas que foram afastadas da 1ª fase do Campeonato Nacional e que não têm enquadramento em Campeonatos Regionais vão disputar a Taça Nacional.
A maioria das pessoas ligadas ao Voleibol, nós incluidos, conhece a Taça de Portugal e o Campeonato Nacional. A Taça Nacional é uma novidade e é da responsabilidade da FPV! O sorteio é já dia 15 de Dezembro e o primeiro jogo será disputado no dia 8 de Janeiro de 2011.
Vamos aguardar pelas novidades.

Circular nº9 da Federação Portuguesa de Voleibol de 9 Dez.2010

12 comentários:

Anónimo disse...

Que chique!!! Taça Nacional!!! Que bem que a FPV tenta emendar a mão depois da linda asneira que fez com o novo regulamento das provas para os escalões de formação!

Anónimo disse...

Não se trata de emendar. Esta competição está prevista desde o inicio, para as equipas que não se apuravam para a 2ª fase do Nacional.
Não é uma tentativa de corrigir rigorosamente nada. Basta ler tudo até ao fim nos comunicados e circulares da FPV.
Não defendo nem gosto da FVP, mas deixem lá de chorar de uma vez e aceitem as regras que foram iguais para todos desde o inicio.

Anónimo disse...

Agradecia, para não começar já a dizer coisas incorrectas, que me indicasse onde é que está prevista a Taça Nacional. Não é nas circulares nº3, nº4 e nº6 de 2010/2011, nem no esquema de provas dos escalões de formação. As consequências da não passagem à 2ª fase é a disputa da 1ª fase do Campeonato Regional ou Interregional. Isto é o que AVP vai fazer, mas não fala em Taça Nacional em lado nenhum (e leio os documentos até ao fim). Aliás, basta fazer uma pesquisa por "Taça Nacional" no endereço electrónico da FPV para ver que o resultado é 0(zero) documentos. A AVP não tem culpa de poder organizar Regional e as outras não. Mas os miudos é que não têm culpa de habitarem numa zona do País onde não existem quase equipas de Voleibol (calha bem que nem Associação de Voleibol têm!). Quanto a chorarmos, não é o que fazemos, é reivindicar!! Espero que para o ano não sejam vocês (suponho que seja apoiante de uma equipa de Volei) a sentirem na pele algumas injustiças.

Anónimo disse...

Em resposta há pessoa que enviou o 2º comentário queria dizer o seguinte: ainda que a Federação tivesse previsto uma Taça Nacional (que não o fez), sabemos que os regulamentos da Federação são "interpretados" de acordo com uma "leitura" que não é directa. Logo, também não nos podemos fiar muito nos regulamentos e circulares.

Anónimo disse...

Continuem a reivindicar.
Sobretudo por uma Associação que defenda as vossas opiniões.
Sim, porque foi a VOSSA Associação que aprovou este esquema de provas, e sem o Seu voto, não seria possivel.
Na AVP, todos os clubes foram devidamente informados sobre todas as regras do campeonato, inclusivé, sobre a "Taça Nacional" para os não apurados.
Injustiças vão sempre acontecer. E não esqueçam que se mudarem de Associação, arriscam-se a ter arbitros nomeados para os vossos jogos em casa, e depois deixa de haver a tendência habitual na parcialidade que se assiste na arbitragem desses jogos, com gente afecta ao CAIC.
Para terminar: provavelmente, no inicio do campeonato pensavam que ao disputar jogos com equipas do Sul (teoricamente seria mais fracas), o apuramente seria mais fácil. Mas pelos vistos enganaram-se, e só no final se deram conta disso.
Deviam sim preocupar-se com o resultado do jogo entre o CVO e o SLB no ultimo jogo (precisamente 1-3).
Na opinião de "muitos", tratou-se de um "arranjinho" de ultima hora. E isso sim, é uma injustiça. Mas sobre isso, ninguém fala. Certo?
Tenho dito, e por aqui me fico.
Saudações desportivas

APP disse...

Caro "anónimo" do último comentário. Em primeiro lugar como provar que o jogo SLBenfica CVOeiras foi "um arranjinho" como diz?
Vamos levantar polémicas para nos acusarem de sermos coisas que não posso aqui dizer? Já quando apontamos, baseados em factos, erros crassos dizem o que dizem, o que seria se fosse uma desconfiança nossa!!!
Quanto ao facto de dizer que por irmos jogar ao SUL as coisas seriam mais fáceis, não podia estar mais errado. Nós, contrariamente ao que a Federação coloca nas circulares, onde agrupa as séries por "proximidade geográfica e garantia qualitativa das equipas (circular nº4 de 2010/2011)" não julgamos anteciadamente a qualidade de nenhuma equipa. Aliás, penso que o CAIC deve ser das poucas equipas que regularmente joga a NORTE e a SUL. Conhecemos os nossos adversários, respeitamo-los e sabemos que se os nossos atletas treinam para melhorar, o mesmo certamente acontece aos atletas das outras equipas. Logo, vencedores antecipados não há!
Deixe-me só relembrar-lhe que o ano passado o Campeão Nacional de Juvenis foi uma das equipas "teoricamente mais fracas" do SUL.Também é óbvio, pelo menos para mim, que foram Campeões à custa de uma "excelente" programação da época desportiva que colocou no mesmo fim-de-semana o Frei Gil a disputar os Campeonatos Nacionais de Desporto Escolar e da Federação. Isto porque talvez, e isto é uma suposição minha, a Federação pense que só existem "clubes", mas o que existem são equipas, pois há atletas a praticar Voleibol sem o apoio da estrutura de um clube, o CAIC e o Frei Gil são disso exemplos.
E que exemplo de equipa do Frei Gil deu o ano passado do que se pode fazer ao nível de equipas de escolas!!!

10HMC10 disse...

Taça/Campeonato Nacional - redução de custos - proximidade - equidade - desportivismo - todos contra todos - desportivismo - competividade - afinal o que eles querem é jogar -- mas deêm dignidade às competições, porque não há equipas de primeira nem de segunda. Deve haver competição entre "fortes" e " fracos" porque são os "fracos" que muitas vezes dão/sentem o desporto como desporto, pois muitas vezes é a unica forma de se superarem e de serem "eles" próprios. Por isso façam tudo para valorizar e darem oportunidades aos jovens atletas, aos amantes deste desporto - o desporto puro do colectivismo. O VOLEIBOL.

Anónimo disse...

Isso é que é o mais importante. O Voleibol.
E agora sim, estou de acordo com o essencíal.
É indiscutivel,que no ano passado a melhor equipa era o Frei Gil (para mim). O SLB venceu justamente, mas não era a melhor equipa.
E a equipa do SLB deste ano, não tem nada em comum como a que venceu o campeonato no epoca anterior. Esses, já estão nos Juniores.
Também reconheço o mérito á equipa do CAIC. Não esqueço a final-four na Maia, quando estes atletas eram iniciados.
O problema é que se não mudam de Associação e figurino de competições, estas equipas acabam por terminar nos iniciados/juvenis.
Não é só o CAIC, podemos referir outros como o Col Universal, Col Rosário, Col Lamego, Lat Coelho, etc etc...
E depois é só esperar que FPV faça um estudo da altura dos atletas (não é pela competência) e promova uns estágios em Resende para impressionar os mais desatentos.
Sim, porque na FVP tudo vai mal, não é só este aspecto.
Não existe observação NENHUMA de atletas.
Os cubanos não gostam de se deslocar muito...
Façam mas é um campeonato nacional com todos contra todos a 2 voltas (não são assim tantos) e esqueçam as distâncias. Para além de não ser assim tão longe, são sempre os pais que suportam os custos !!!!
E esta questão dos pais, é transversal a todas as equipas, Clubes ou Colégios.
Se não quiserem assim, deixem estar como estava no passado com os campeonatos inter-regionais.
Não me importa nada ir a Cernache, Lousã,Penela, Lisboa, ou onde quer que seja.
O objectivo é somente que os nossos filhos pratiquem Voleibol. E eles não se importam nada de viajar por este "pequeno" país.
A FPV que se deixe de tretas. Dedica mais esforços ao Volei de Praia do que a estes escalões de formação. Porque será? $$$

Anónimo disse...

Será que as pequenas equipas não têm a mesma legitimidade de participar/jogar que as "ditas" grandes equipas de clubes como refere algures alguèm dirigente da FPV.Será que os "bons" atletas ou atletas com potencial são só os praticantes dos grandes clubes.Claro que os que disputam, estão presentes em grandes momentos ou que têm apoio de uma boa organização têm possivelmente mais facilidade em desenvolver ou estarem dispertos para outro tipo pormenores tecnico/táticos, mas só isso não faz que sejam sempre os melhores. Como pai, como amante desta modalidade e ainda com pessoa presente em quase todos os jogos/torneios/campeonatos federado e escolar (pois tenhos dois atletas de formação em escalões diferentes), posso AFIRMAR que por aí nas pequenissimas equipas,apoiados por professores e treinadores dedicados, estão atletas de elevadissimo potencial que por não lhes ser dada a oportunidade de jogar/desenvolver ficarão para todo sempre arredados do VOLEIBOL. Por isso, estou à vontade para estar e me manter em desacordo com o esquema competitivo deste ano para o escalão de Juvenis masculinos e espero que atempadamente alterem o proximo ano, não deixando para amanhã o que deveria ter sido pensado o ano passado.

Anónimo disse...

Realmente sim... O CAIC tem sido extremamente beneficiado nos jogos em casa :O (os arbitros improvisados das outras equipas gostam de nós) Por favor... Beneficiados? Parcialidade? SIM, mas com tendência para o outro lado!!

JOAO RUI PIMENTEL disse...

Ao Sr(a) "Anónimo" que disse que a taça estava prevista desde o início quero dizer que, se insiste nessa "verdade", é porque a FPV já antecipava que algo não iria correr bem... é mais um exemplo da Lei de Murphy..."Se algo tem hipóteses de correr mal, vai correr mal de certeza"....ehehehehe.
Apetecia-me comentar também o "anónimo" que "amandou o bitaite" das arbitragens caseiras...."Ganda Nabo" é o que me apetece dizer...ahahahahha.... se tivesse assistido aos jogos do CAIC esta temporada, com àrbitros "não-caseiros"....ui ui !!!...mas não o vou fazer pois, como já o referi num comentário anterior e a outro propósito, continuo a acreditar que as pessoas fizeram o seu melhor....
Quanto ao "chorar" que o mesmo "anónimo" refere no seu comentário, nada de mais errado!!!!....Procuramos sim indicar sugestões de melhoria, apontar caminhos, ... que, cada vez mais, contribuam, positivamente, para uma FPV mais consciente do trabalho que se faz ao nível de clubes/escolas, das suas dificuldades, anseios, ...
Como já alguém comentou aqui, o esforço é quase todo dos pais, sejam equipes de escola ou clubes, que acompanham os seus filhos incentivando-os a não abandonarem a prática do desporto que amam, mesmo quando reconhecem que a sua notoriedade é "marginal" comparando com outras modalidades.
E é aqui que cabe à FPV um papel fundamental e importantíssimo: criar condições para dar notoriedade ao VOLEIBOL...organizando competições, torneios,.... "agitando as massas" como alguém um dia disse com a-propósito e humor....
Lembram-se da "TV em Movimento"?...é o que a FPV precisa fazer: VOLEIBOL EM MOVIMENTO.... pôr o pessoal a jogar, a competir,...e os técnicos a observar, senão...basta mandar os dados biométricos para Resende...ahahahahhaah
Uma última nota: O anónimo que disse que houve "arranjinho" ...onde "raios" foi buscar essa ideia hein?.... quem se lembraria de tal coisa?....sussurraram-me ao ouvido que até o J.Jardim foi a Oeiras para ver os "miúdos em accção" e, concerteza, garantir que tudo se passaria no mais estrito respeito pela verdade desportiva???.... "arranjinho"???....coisas que nem ao Diabo lembrariam....ehehhehe
"Vom Boleibol" para todos...... rssssss

Anónimo disse...

O comentário sobre as arbitragens do CAIC, deve ser engano! Nas duas últimas épocas o CAIC jogou os torneios da AVP, arbitrados por árbitros oficiais, e o resultado foi que há dois anos os atletas masculinos chegaram à final four e o ano passado na fase do interregional ficaram em 3º (num total de 8 equipas) também com equipas da AVP arbitrados por árbitros oficiais. Deve estar muito equivocada a pessoa que escreveu esse comentário!!!