quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

E se o CAIC fechar?????????

CAIC é a designação mais conhecida do Colégio Apostólico da Imaculada Conceição, situado em Cernache. A inauguração do CAIC, como escola vocacionada para a formação dos candidatos ao sacerdócio na Companhia de Jesus, ocorreu a 25 de Outubro de 1955. Em 1975 passa a ser um estabelecimento de ensino aberto à população local, acolhendo alunos de ambos os sexos da região em que se encontra inserido. Passa a ser subvencionado pelo Estado, proporcionando um ensino gratuito. Assim, o CAIC tem 35 anos de contrato de associação com o Estado e, actualmente, conta com mais de 800 alunos e 100 educadores.
Neste período conturbado do ensino em Portugal o CAIC vê o seu futuro ameaçado, confrontado com a possibilidade do corte de 30% anunciado pelo Governo Português às escolas com contrato de associação. Face a esta possibilidade os educadores do CAIC criaram um blog (eseocaicfechar.blogspot.com) onde pretendem dar a conhecer a situação e onde somos todos convidados a participar.
Neste espaço dedicado ao Voleibol do CAIC podemos também contribuir para mostrarmos a nossa indignação, pois, é quase certo que, se o corte se verificar um dos primeiros aspectos a sofrer será o desporto, nomeadamente o Voleibol, que assim se encontra em risco de extinção.
Hoje as notícias da rádio e TV passam declarações de secretários de estado da educação a afirmar que o corte “não vai ser cego e que, em localidades onde não exista alternativa de ensino público, as escolas continuaram a ser financiadas”. Ora, este é sem dúvida o caso do CAIC que é a única escola, entre Condeixa e Coimbra, que ministra o ensino do 5º ao 12º ano. A seu favor o CAIC, contrariamente a algumas escolas com contrato de associação, tem ainda o facto de a entrada no colégio ser apenas condicionada pela zona de residência ou de trabalho dos encarregados de educação. Até parece que face a estas declarações podemos estar descansados! Sabemos que não é o caso pois já sentimos na pele que o que é dito, e também o que está escrito, por entidades que tutelam determinadas áreas, nem sempre é para cumprir.
Não nos podemos deixar “embalar” por declarações apaziguadoras e se queremos que o Voleibol do CAIC continue a ser uma referência na formação desportiva, e não só, dos nossos jovens temos que, mais uma vez, “arregaçar mangas” e unir esforços para salvaguardar o nosso CAIC de mais injustiças.

1 comentário:

JOAO RUI PIMENTEL disse...

Bom dia:
Sou a favor da liberdade de individual de escolha que permite a todos os cidadãos optar pela escola que mais lhe convém para os seus filhos.
Concordo também com todos aqueles que advogam que os impostos que pagam possa ser utilizados no ensino, na saúde, .... particulares.
Constato ainda que ao longo de muitos anos de ensino particular (seja ele cooperativo ou de outra forma jurídica de constituição) este se tem revelado, regra geral,melhor administrado que a dita "escola pública" que, por ser pública, acaba por não ser de ninguém e, o que é de ninguém, todos sabemos como se delapida, se desgasta e onde os esforços de melhoria de alguns se consomem na indiferença de muitos.
..estou "práqui a falar" e até parece que nem andei na escola pública...errado!!!
Frequentei a escola pública mas, noutros tempos em que os valores e princípios eram também outros .... e o CAIC, como outras escolas, pugna para que os valores que defendo ainda sejam um pilar na vida do ser humano, das familias e, eo fim e ao cabo, da comunidade.
Por isso, aqui deixo uma msg de solidariedade para com todos os educadores, professores, alunos e pais desta GRANDE FAMILIA que é o CAIC, estando convicto que o "estado" (entidade abstracta que tão mal trata o cidadão comum e cumula de privilégios os seus eleitos) saberá distinguir entre os que, no ensino privado, têm consigo um historial educativo de referência.