sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Aos "anónimos"

Já aqui foi referido por diversas vezes que os comentários anónimos não serão publicados, a menos que o “comentador” se identifique. Isto vem a propósito de alguns comentários que tenho por publicar precisamente pelo facto de as pessoas não se encontrarem identificadas. No entanto, gostaria de deixar aqui uma mensagem a alguns dos “anónimos” uma vez que questionam o facto de que quem escreve as notícias e os comentários identificados, entenderem ou não de voleibol. Gostaria de escalpelizar um pouco sobre este assunto. Com efeito, é do conhecimento geral que não é necessário ser ou ter sido praticante de um desporto para o entender: o caso do Mourinho é disso exemplo, como jogador acho que nunca foi nada de especial mas como treinador, quer se goste ou odeie, temos que concordar que por entender do desporto é que foi considerado o melhor do Mundo. Mas acrescento que quando não sabemos recorremos a quem sabe mais do que nós sem problema nenhum, pois não temos a veleidade de tudo sabermos, nem tão pouco que somos donos da “verdade universal”.
No voleibol é a mesma coisa! O voleibol não é mais do que Biomecânica, Física, alguma Matemática e claro muita Pedagogia. A Biomecânica está relacionada, como é evidente, com a parte física e a preparação dos atletas; a Física com tudo o que tem a ver com a resultante das forças aplicadas na bola de Voleibol, bem como com a parte da Cinemática, ou seja do movimento dos jogadores, em qualquer um dos gestos técnicos que envolve este desporto e, finalmente, a Matemática que tem a ver com o posicionamento em campo e a antecipação da jogada do adversário. Quanto à Pedagogia, é óbvio que tem sempre muita importância qualquer que seja a área, tanto mais quando estamos a lidar com escalões de formação.


Na imagem (FIVB, retirada do site do sovolei) encontra-se o exemplo de como se utilizam as imagens no estudo e aperfeiçoamento da Biomecânica na parte do voleibol. Quanto aos “anónimos” que estiverem interessados em discutir a capacidade de “entender o voleibol” dos colaboradores deste blogue, podem enviar os vossos e-mails que teremos muito gosto em enviar os nossos curriculum vitae para “vossa apreciação”.

1 comentário:

JOAO RUI PIMENTEL disse...

Bom dia:
Eu, que não percebo nada de voleibol mas adoooooooro ver os miudos a jogar, gostei do artigo.
Parabéns.

NOTA: Assim como gostaria muito de ver alguns "especialistas de voleibol" a arbitrar, por exemplo ...
Cumpts a todos, anónimos ou não.