domingo, 1 de maio de 2011

Juv Masculinos - Fim da Taça Nacional

Este sábado jogou-se, na cidade de Lamego, a última jornada da Taça Nacional de Juvenis Masculinos. A equipa do CAIC iniciou os jogos frente à equipa do Vitória SC tendo ganho pela diferença máxima de 3-0. Este resultado repetiu-se no segundo jogo frente à equipa de Juvenis do VC Viana.
O último jogo do dia, que colocou frente-a-frente o CAIC e o Latino Coelho, era o jogo decisivo e quem o vencesse ficaria em primeiro lugar. Sendo disputado em casa do adversário este jogo decorreu num ambiente pesado, não só nas bancadas onde a animosidade dos locais foi muito evidente e quase física, mas também dentro do campo, uma vez que os nossos atletas souberam, mesmo antes do início deste jogo, da morte de um dos seus professores favoritos, e por quem todos nutriam um gande carinho e amizade: o Prof. Quen Gui.
Os nossos jovens perderam o jogo por 2-1, mas os parciais de 25-27, 23-25 e 15-6(salvo erro) demonstram que os nossos jovens tudo fizeram para tentar vencer a tristeza que sentiam e dedicar a vitória ao seu Professor.  
Dado ter sido esta a última jornada pode ser feito uma espécie de balanço desta Taça Nacional. Em primeiro lugar deve ser realçada a iniciativa, uma vez que permitiu à equipa do CAIC, e a outras, não ficar em "stand-by" desde Novembro de 2010 até ao final da época. No entanto, caso a FPV decida continuar com este modelo para o ano, podemos dizer que, tal como decorreu este ano, esta competição é algo cansativa ao nível físico e algo repetitiva ao nível da competição: oito jornadas sempre, sempre com as mesmas equipas satura um pouco. Por outro lado, e é um lado muito importante, o aspecto financeiro não pode ser descurado e, apesar do esforço que todos os envolvidos alegremente efectuaram, efectivamente nos tempos que correm este processo tornou-se algo onoroso. Mais uma vez salientamos o aspecto positivo de os atletas teram estado envolvidos em competição e não apenas confinados aos treinos. Mas dado que se tratou de uma competição nova pensamos que a mesma é passível de ser melhorada e por esse motivo aqui realçamos o que, segundo o nosso ponto de vista, são os apectos positivos e menos positivos.

Diário de Coimbra - Adeus Quen Gui
AAC Basquetebol- Faleceu Quen Gui
Quen Gui - in memoriam
A bola, o livro e a bandeira...

9 comentários:

Anónimo disse...

Lamento imenso a morte do vosso Professor. Também lamento a vossa (alguns) falta de desportivismo. Sempre que perderam houve uma desculpa, ou o calor, ou o árbitro, ou a falta de educação. Nunca fomos respeitados principalmente pelo vosso treinador, que nunca se levantou do banco para me cumprimentar e quem escreve este blogue nunca reconheceu a nossa capacidade desportiva, para não falar da forma como o meu nome foi desrespeitado no facebook. Também não percebi porque não colocaram nos comentários do TIVE os parabéns que enderecei. Não interessa, já tudo passou, lamento muitas coisas mas gostava que observassem as coisas de forma mais ampla, pois também não gostaram dos comentarios simplistas que os colegas de Esmoriz fizeram à vossa equipa. Contudo desejo-vos as maiores felicidades, tenho a certeza absoluta que têm muita boa gente e óptimos jogadores de Voleibol.
De certeza que agora as notícias não vão surgir no sovolei, porque daqui da serra pouca coisa chega a Portugal. Felicidades e sinceramente que o vosso Colégio continue com pujança, admiro muito os jesuítas.
Avelino Eira

Anónimo disse...

Independentemente do resultado, acredito que tenham dado o seu melhor, como têm feito !
Os meus parabéns a estes miúdos, porque apesar de todos os obstáculos que se têm atravessado à sua frente esta época, nunca desistiram, e isso sim tem muito valor (:

Castelo Branco, espera-vos !

Joana Sousa*

APP disse...

Caro Avelino Eira:
Como administrador do blogue não publiquei os parabéns que deixou na mensagem do TIVE simplesmente... porque eles não apareceram para eu autorizar. Como deve saber por experiência própria nunca nenhum comentário seu deixou de ser aqui publicado e não era agora que iria deixar de o ser. Quanto a reconhecer a capacidade desportiva da sua equipa deixe que lhe diga que nunca a reconheci nem a deixei de reconhecer. Tal facto, por ser omisso, não implica absolutamente nada pois também nunca vi (se calhar procurei mal) no blogue do Latino nenhum elogio à equipa do CAIC. E não acho que nem neste blog, nem do Latino se tenha que reconhecer seja o que for da equipa adversária. Acho que devemos realçar o bom trabalho dos nossos atletas e que cada um de nós deve fazer o que acha melhor para os seus miudos. Já agora, se leu os comentários à notícia do TIVE sabe bem que a sua equipa foi tratada do mesmo modo que a do CAIC quando foi afirmado que qualquer uma podia estar a disputar o Campeonato Nacional.
As notícias não chegam ao Sovolei porque ninguém daí as envia para lá, ou acha que eles têm algum interesse especial pela equipa do CAIC. As pessoas do Sovolei fazem o que fazem por carolice e dependem da contribuição de todos para manterem a página. Se quer notícias no Sovolei faça como eu, envie para lá tal como eu fiz ontem com os resultados da última jornada da Taça. Ficar de braços cruzados e acusar a Serra de ser a culpada é que é uma desculpa esfarrapada.
Ninguém diminui o vosso feito de terem ganho a Taça Nacional (aproveito para o parabenizar bem como à sua equipa) mas, por favor não diga que é a desculpa da morte do professor, pois se na sua vida profissional (penso que também é professor) tiver o carinho, a admiração e o respeito que estes miudos tinham por este professor de matemática pode dizer que é uma pessoa feliz e realizada a nível profissional.

Anónimo disse...

Eu peço desculpa, mas será que o Sr. Prof. Avelino Eira esteve no mesmo pavilhão que eu?
É que além de termos 4 jogadores ameaçados quando partimos de Coimbra, tivemos uma recepção, por parte dos pais do Latino Coelho, muito pouco calorosa.
Será que tomou conhecimento que os pais do Latino Coelho, da bancada, insultaram um dos nossos jogadores? Teve conhecimento que o seu jogador nº6, acompanhado de outros colegas, se dirigiram ao balneário dos jogadores do CAIC e só nada aconteceu porque um dos pais da equipa estava presente e que, quando viram esse pai, proferiu as palavras " Pessoal hoje não dá"?
É tão fácil apontar as culpas aos outros e não reconhecer os seus próprios erros!!!
Por acaso o Sr. Prof. quando esteve no CAIC, para realização dos jogos, sentiu-se pressionado por figuras algo sinistras que se encontravam sentados na bancada por trás da claque do CAIC e quando essa mesma claque, legitimamente, apoiava a sua equipa, era insultada?
Quando o Sr. Prof. conseguir controlar os "seus" pais, formando-os, como tenta fazer com os filhos, talvez estas situações deixem de acontecer.
Já agora, Muitos Parabéns pela conquista da Taça Nacional!

JOAO RUI PIMENTEL disse...

Bom dia a todos:

Em primeiro lugar uma palavra de parabéns, muito sincero e genuíno, para a equipe do Latino Coelho que, desportivamente, mereceu a vitória.
Esteve melhor em campo e, por isso, nada a dizer independentemente das razões alheias ao voleibol que pudessem ter condicionado, de alguma forma, o resultado...portanto, parabéns pela vitória em campo.
Em segundo lugar, uma palavra de lamento pelo comportamento de (alguns) pais que, de forma diria até pouco civilizada e sem urbanidade, se foram manifestando durante os jogos.... não é com exemplos destes que fazemos dos nossos filhos melhores pessoas , não devendo, por isso, esquecer que serão eles que, em princípio, irão tratar de nós quando formos velhos...
Não foram, definitivamente, um bom exemplo ...
Por último, reafirmo a palavra de felicitação para o Latino Coelho que, desportivamente, esteve melhor e, tal como afirmei nos comentários que produzi a propósito do TIVE, merecia estar presente no campeonato nacional tal como o CAIC.
Uma palavra final de amargura pelo desaparecimento do nosso querido Prof Quen Gui, figura incontornável da comunidade escolar singular que é o CAIC e que, por isso, nos entristece a todos.

Anónimo disse...

Espero que tenham compreendido bem as minhas palavras e sem duvida alguma que lamento a perde de alguém que é querido. No entanto continuo a dizer que é importante que façam uma retrospectiva e se informem e tentem perceber o porque do clima quente. Será só da nossa parte? volto a dizer que eu próprio fui desrespeitado desde a primeira concentração e tentei fazer sempre o melhor para não provocar ninguém pois sempre tive a certeza que vocês eram um óptimo adversário e é nesta perspectiva que assumo o desporto, como meio priviligiado de educação porque é mo meio de superação. João Pimentel, não tive o prazer de o conhecer mas fui reparando, pelos seus comentários, que é um HOMEM, agradeço, assim como observei na maioria dos vossos jogadores fair play.
Quero ainda aproveitar, para, através deste meio enviar cumprimentos ao Pedro, que foi com ele, aí no CAIC, que comecei a viagem com esta equipa. Até um próxima.
Avelino Eira

Anónimo disse...

"No entanto continuo a dizer que é importante que façam uma retrospectiva e se informem e tentem perceber o porque do clima quente. Será só da nossa parte? volto a dizer que eu próprio fui desrespeitado desde a primeira concentração e tentei fazer sempre o melhor para não provocar ninguém"
Isto é aquele comentário típico de latino coelho. Nós não começamos nada, foram vocês e nos só não ficamos sentados a olhar. Uma observação inteligente que deviam de fazer é que em 4 anos de voleibol que tem a sua equipa, conseguiram arranjar confusão com quase todas as equipas contra quem jogaram, acabando um dos jogos até a ter intervenções menos boas. Esta equipa do CAIC que já joga há SETE anos, curiosamente a primeira vez que arranjam confusão tanto dentro como fora de campo é com a equipa da latino coelho e até agora é a única. É impressionante como para aumentarem o vosso ego, conseguem até omitir todas as realidades que se passaram. Se lhe faltaram ao respeito, pena não tenho nenhuma, porque sei que antes de lhe faltarem ao respeito Já vocês tinham feito bem pior antes. Pois lembro-lhe que já o ano passado tivemos uma recepção bastante hostil na vossa escola em que estávamos a aquecer e nos cuspiam das bancadas, tantos pais como os atletas com a desculpa que estivemos a apoiar a equipa do colégio do rosário que jogou antes de nós e por acaso há uma grande amizade. Pronto peço desculpa se apoiar os nossos amigos é má conduta o suficiente para levarmos um banho antes do jogo.
CONTRA FACTOS NÃO HÁ ARGUMENTOS. Tentem os argumentos nós damos os factos.
Um grande seguidor do voleibol no CAIC e entendedor deste deporto.

JOAO RUI PIMENTEL disse...

Bom dia a todos:

Caro prof. Avelino Eira, desculpas antecipadas por utilizar este espaço para lhe "responder" mas, como sabe, não tenho nenhum contacto seu através do qual o pudesse fazer em "privado".
Agradeço-lhe os comentários elogiosos com que se referiu á minha pessoa e não o queria desiludir mas, de facto, não assim tão "boa rês" como as suas palavras possam fazer crer ....
Tudo aquilo que venho escrevendo resulta duma vivência desportiva de muitos anos (em várias modalidades), com dolorosas derrotas e festejadas vitórias, que me ajudaram a perceber que os adversários podem, no mínimo, ser tão bons quanto nós ... e por isso merecem respeito ... no mínimo, quanto nós.
No caso presente em que estão a jogar "putos" de 15 e 16 anos (mais coisa menos coisa), e numa fase em que se estão formar fisica e mentalmente, espera-se que o contributo dos pais e restantes formadores (profs, treinadores, maestros, catequistas, chefes de escuteiros,....)sirva para os preparar para a "competição da vida".
No entanto, o desejo de se alcançarem objectivos é tão grande, que alguns de nós se esquecem que "sobem a escada usando os ombros dos outros", tornando a sua vida talvez melhor mas, de facto, desleal, injusta e, sobretudo, de inquieta consciência.
Tudo isto a propósito para dizer que TODOS NÓS temos a responsabilidade de fazer com que os jogos dos nosso filhos, atletas, amigos, formandos ..., se tornem em momentos de saudável e leal competição, com respeito mútuo e não sirvam para alimentar polémicas que a todos nos deixam entristecidos.
A responsabilidade é sua Prof. Avelino como treinador e pai segundo julgo saber, é minha como pai do João Nuno (#2)... e de todos os que com laços familiares ou não, possam ser apenas amigos deste ou daquele atleta.
Confesso que me entristece ler comentários em que se diz que o Latino Coelho é a unica equipe com quem há atritos (e não..não quero discutir de quem é a culpa, de quem começou primeiro, etc...) porque não devia ser assim...com nenhuma equipe, qualquer que fosse a competição, o escalão, o troféu em disputa, a sua categoria, etc...
Façamos todos do desporto em geral (e do Voleibol em particular) um momento de festa e de competição leal, franca e saudável, porque os adversários são apenas isso e não inimigos.

Anónimo disse...

Sou sincera, não conheço ninguém nem tenho qualquer ligação às equipas referidas mas como jovem aluna e participante em competições do desporto escolar entristece-me ler toda esta animosidade sentida entre os elementos das duas equipas. mais do que vencer dentro do campo, o importante é fazer o nosso melhor, respeitar os outros e divertir-nos. não há nada pior do que sermos mal recebidos, do que sermos desrespeitados e desrespeitarem o nosso trabalho. é mais do que tempo de acalmar as emoções, jogar com o coração, mas nunca perder a cabeça. de que ainda vencer, se a vitória será sempre amarga, não poderá ser totalmente desfrutada. afinal, o objectivo principal de qualquer modalidade não pode ser apenas ganhar! é de salutar um bom ambiente dentro e fora do campo entre os jogadores e os fãs. Já é muito feio ver essas situações entre os grandes clubes de futebol - que dividem o pais - quanto mais em jovens a crescer, a tornarem-se os futuros adultos.

Espero que o meu comentário não seja deixado em vão e que todo este clima se desvaneça depressa.

P.S. Lamento, do fundo do meu coração, a vossa perda.