terça-feira, 23 de novembro de 2010

Juvenis Masculinos. "Não...não sou o único.."

"Não...não somos os únicos.."
Esta frase adaptada de uma canção dos Xutos serve de mote, para mostrar que, de facto, não somos os únicos a estar indignados com este tipo de modelo para o Campeonato Nacional de Juvenis Masculinos. Duas das equipas da nossa série, apesar de se terem qualificado para a fase seguinte, deixaram bem claro e expresso nos respectivos "sites" o descontentamento pelo facto de, com poucas equipas, tudo ficar resolvido em 3 jogos. Basta haver um jogo que corra menos bem para que tudo desmorone. Deixo aqui a transcrição das notícias no site do SL Benfica e no blog de Voleibol do CN Ginástica, a quem desde já a equipa de Juvenis Masculinos do CAIC agradece a solidariedade.


Notícia no Blog de Voleibol do CNG
23/11/2010
"Convém chamar a atenção para o fato de o Benfica ter conseguido passar à frente do CAIC, somente pelo 3º critério de desempate que é o ratio de pontos, onde o primeiro ficou com 1,0664 e o segundo com 0,9651.
Queremos deixar aqui também nossa indignação pela maneira como a competição está a decorrer nesta época, que deixará uma boa equipa como a do CAIC parada por não ter onde competir. Isto poderia ter acontecido com qualquer uma destas 4 equipas, e seria um desastre na mesma.
Os senhores da Federação têm que ter cuidado com as suas desastrosas definições, que com a desculpa de melhorar o nível do voleibol, acabam por o enterrar de vez.
Esperamos que o CAIC consiga participar de torneios, para que seus miúdos não fiquem parados."
Nota do administrador: o critério de desempate foi o "set average" que ficou em 0,875 para o SLB e em 0,75 para o CAIC

Notícia no “site” do SL Benfica
(http://www.slbenfica.pt/Informacao/Modalidades/Voleibol/Noticias/noticiasvoleibol_voljuvslbcvoeirascro_221110_69627.asp)22/11/2010 VOLEIBOL
Após triunfo sobre CVO Juvenis na fase seguinte do campeonato
A equipa de juvenis de voleibol do Benfica carimbou a passagem à fase seguinte do campeonato nacional da categoria, ao bater o Clube Voleibol de Oeiras (CVO) por 3-1.
Com a presença do treinador dos seniores José Jardim na bancada, os jovens “encarnados” entraram extremamente nervosos e ansiosos, o que fez com que acabassem por perder o primeiro “set” (25-20).
O Benfica não podia perder mais nenhum "set" para passar à 2.ª fase do campeonato e isso, assim, aconteceu. Através do serviço, o Benfica conseguiu travar a estrutura ofensiva do CVO e triunfo pelos parciais de 12-25, 21-25 e 14-25.
Importa, por fim, referir que não é saudável para o voleibol masculino de formação em Portugal que o modelo competitivo não seja adequado à realidade existente (poucas equipas). Ao fim de três encontros e ainda em Novembro, a formação do CAIC ficou impossibilitada de participar no campeonato nacional.
Com o triunfo sobre o Clube Voleibol de Oeiras, o Benfica ultrapassou a 1.ª fase e agora promete muito empenho nos próximos jogos.

14 comentários:

APP disse...

Alguém (anónimo)colocou este comentário na mensagem que refere o afastamento da equipa de Juvenis Masculinos do campeonato nacional. Por achar que este apanhado de citações é excepcional para a situação presente, tomo a liberdade de o publicar também nesta mensagem, pois tenho receio que os nossos juvenis não vão ler a outra mensagem. Peço desculpa ao autor do comentário, mas não lhe posso pedir autorização pois aparece como Anónimo

O Sucesso é composto de 1% de inspiração e 99% de transpiração" (Thomas Edison)
Quando alguém encontra seu caminho precisa ter coragem suficiente para dar passos errados. As decepções, as derrotas, o desânimo são ferramentas que Deus utiliza para mostrar a estrada". (Paulo Coelho)
"Pedras no meu caminho?...guardo todas, um dia vou construir um castelo" (Fernando pessoa)
"Uma chave importante para o sucesso é a autoconfiança .... uma chave importante para a autoconfiança é a preparação" (Arthur Ashe)
"Dizem que a esperança é a última que morre, mas morre ... morre se não tivermos autoconfiança em nós mesmos. Morre se a deixarmos morrer ...." (Anónimo)
"A confiança é contagiante ... a falta dela também." (Michael O´Brien)
"O mais importante para o homem é crer em si mesmo. Sem esta confiança em seus recursos, em sua inteligência, em sua energia, ninguém alcança o triunfo a que aspira." (Thomas Witlham Atkinson)
"Você ganha força, coragem e confiança através de cada experiência em que realmente pára e encara o medo de frente." (Eleanor Roosevelt)
"A coisa mais importante da vida é encarregar-se de nunca estar abatido." (André Malraux)
"Campeões não são feitos em Academias. Campeões são feitos de algo que eles têm profundamente dentro de si: um desejo, um sonho, uma visão, ..." (Muhammad Ali)
E por último: “A Grande arte da vida é acordar depois de um sonho, levantar depois de um tombo e sorrir depois de uma decepção”

Anónimo disse...

Como adepto e apoiante do Voleibol, congratulo-me com a indignação demonstrada pelos vários clubes e, na verdade, isto é destruir (ainda mais) o nosso Voleibol. Permitam-me apenas uma pequna correcção. A equipa do SLB conseguiu o apuramento pela vantagem obtida no ratio de sets(2º factor de desempate) e não de pontos...o seu a seu dono.

APP disse...

A pessoa que enviou o comentário anterior tem toda a razão. É verdade que o "set average" do SLB foi de 0,875 e o do CAIC de 0,75, mas como se tratava de publicar integralmente a mensagem que está no blog do CNG, optei por deixar ir com o erro (pois não era o problema fundamental, antes fosse), mas manter o texto original. De qualquer modo fica reposta a verdade, pois o seu a seu dono, como disse.

10HMC10 disse...

sou pai de um atleta do CAIC, o meu filho e os colegas de equipa depositavam nesta epoca uma elevada motivação de alcançar bons resultados. Viu-se a faltar a um dos jogos por lesão e nos outros dois jogou com grandes dificuldades, outros ainda em fase de recuperação de lesões não tiveram sequer a oportunidade de pisar a quadra por antes de iniciar a época já tinha terminado. Venho assim felicitar as mentes iluminadas deste país, que desejam que as equipas portuguesas sejam enxamiadas de estrangeiros, pois não dão oportunidade de formar os nossos jovens. Mas são os clubes dos portugueses, e os pais destes atletas que financiam as federações. Por isso acho que devem respeitar mais a formação dos nossos atletas.
Deixem sonhar os nossos filhos.......deixem jogar os nossos atletas........
PS: Espero que as equipas que a partir do proximo fim-de-semana se vão encontrar na mesma situação que o CAIC mostrem a sua indignação.

Anónimo disse...

Sou treinador de uma equipa de juvenis masculina da AVPorto.
E estou completamente de acordo com voces na vossa opinião ,o sistema de competição é desastroso.
Agora não posso deixar de referir e denunciar que o mesmo foi aprovado pelo voto positivo da AVCoimbra. Que ao contrario da votação do escalão de iniciados e infantis votou contra ,no escalao dejuvenis e juniores votou a favor, levando este sistema para a frente por 1 voto.
Abraço e Felicidades

APP disse...

Em resposta ao treinador que enviou o comentário anterior, que desde já agradecemos pela solidariedade demonstrada, só lhe posso acrescentar que nos escalões de juvenis e juniores masculinos a AACoimbra não tem equipas este ano!!! Porque será que a AVCoimbra votou favoravelmente?
Agradeço o esclarecimento pois não sabia que tinha sido essa a tendência de voto, cuja consequência se reflecte na equipa do CAIC de juvenis,porque este ano não temos juniores. E não sei se para o ano teremos, pois são estes atletas, que ficam na "parteleira" durante este ano, que seriam a base da equipa de juniores do próximo ano. A ver vamos (como diz o cego)!!
Mais uma vez obrigada pelo apoio.

10HMC10 disse...

Gostava de saber quem são estes senhores da AVCoimbra, que nunca estiveram presentes nem fizeram qualquer referência ao desempenho deste grupo de atletas que desde infantis têm demonstrado capacidade, empenho e resultados. Será que fazem ideia que existem mais equipas que a AACoimbra. Por mim extinguam a AVCOIMBRA e mais vale increvermo-nos na AVPORTO (como fez o Frei Gil) para podermos competir. Pois como pai não me importo de financiar todas as deslocações dos meus filhos para continuar a competir onde realmente há voleibol.Não esqueçamos que o CAIC na zona centro tem uma quantidade elevadissima de atletas a praticar voleibol e não sei qual o apoio desta associação dá a esta escola, e ainda por cima vota a favor da aniquilação do Volei masculino na nossa região?????

Anónimo disse...

Num 1º comentário quero deixar também a minha insatisfação desde sistema competitivo, sendo treinador de uma equipa de juvenis masculinos do AVPORTO. Apesar de ter passado a 2a fase não concordo com este sistema, deixando aqui uma palavra de solidariedade, apoio e motivação para com a equipa e seu treinador. Como tal, digo que estamos abertos a possibilidade de jogos treino aqui no norte.
Para tal deixo o meu email para futuros contactos: miguelaacarvalho@gmail.com

APP disse...

Caro treinador:
Muito obrigada pelo apoio e solidariedade e parabéns pela passagem à fase seguinte, para a qual desejo os maiores sucessos à sua equipa. A disponibilidade que demonstra para que os juvenis do CAIC possam treinar com a sua equipa é um gesto que, mais uma vez agradeço em nome da equipa de Juvenis Masculino e do seu treinador, demonstra uma enorme generosidade e uma efectiva solidariedade. Há que estar alerta e tentar acabar com a injustiça que este tipo de apuramento provoca, pois não se sabe a quem calhará a vez para a próxima época.
Entraremos em contacto pessoalmente muito em breve.

JOAO RUI PIMENTEL disse...

Quero aqui deixar uma mensagem de indignação pelo que se passa (ou melhor, não passa....) com a AVCoimbra.
Depois de vários e-mails de pais de atletas que chamaram a atenção para a aberração do modelo competitivo que, ingénuamente ou não, votaram favoravelmente, nem se dignaram responder...será que ainda existem?....tenho algumas dúvidas pois o site, conforme poderão verificar, está desactualizado e nem se sabe quem são os seus representantes, a lista de clubes está desactualizada (o Frei Gil já não "lhes" pertence,...talvez por isso tenham vergonha de o actualizar, pois as notícias seriam apenas para dar baixa de "associados"), etc....
Seriam eles quem teria uma palavra a dizer dando voz á indignação dum "clube de escola" que é o único representante do distrito no Campeonato Nacional mas, "não se passa nada"...
Como já aqui escreveu um pai "extinga-se a AVCoimbra" á semelhança de muitos outros Institutos, EP's e restante "tralha" que apenas servem para nos levar os impostos.
Que diabo, só servem para aceitar os € das inscrições?...nem àrbitros, nem defesa dos interesses do voleibol regional, ..... nada.....
Estou certo que o voleibol na Zona CENTRO acabará por "desaparecer" graças á total inoperância, inactividade, inépcia, alheamento, distracção, insensibilidade, ineficácia, inutilidade, estorvo, embaraçamento, ociosidade, ...
Numa palavra ... não sei que fazem, nunca os vi, não sei por onde andam, ... nem sei se existem mesmo.
Tenham vergonha, apareçam e digam qualquer coisa que vos ou nos defenda.

Anónimo disse...

É uma pena este espaço não ter mais visibilidade... Era preciso uma grande vassoura para limpar tudo o que é e está mau!! Mas para essa vassoura ser grande é preciso que muita gente esteja a favor dessa limpeza. Aí está o problema... É só o CAIC. E perguntam voces, e os outros não estão contra? Pois o problema é que não há outros infelizmente.
As pessoas só dão valor às coisas depois de passar por elas e agora é a nossa vez. Chamem-nos coitadinhos, chamem o que quiserem mas é um facto que eu e os meus AMIGOS queremos jogar nem que seja a feijões!!
Este tipo de calendarização, em vez de evoluir os practicantes da modalidade apenas aumenta o "fosso" entre as equipas boas e as outras...
Uma simples lesão, de fácil recuperação, pode não permitir a um atleta jogar durante o ano inteiro pois o que era apenas 3 semanas de recuperação acabou em vários meses sem dar o contributo à sua equipa devido à sua eliminação.
Bem resta dizer obrigado às pessoas que criaram este festival porque assim já não tenho razão para faltar à catequese e para não estudar aos sábados à tarde :) Abraço e CARREGA CAIC!!
#2

APP disse...

Caro atleta:
A visibilidade e divulgação da página também passa por uma maior contribuição da mesma por parte de todos os atletas e alunos do CAIC. Falem ou "teclem" com os vossos amigos do Facebook e divulguem a página. Contribuam com notícias e comentários. Temos que fazer com que a voz do CAIC seja ouvida, mas os principais interessados são vocês. Larguem a ps3 e a wii e comecem a contribuir!!

Anónimo disse...

Mas se permitem a intromissão quero fazer uma pergunta e que, por favor, me respondam.
Como pode a AVCoimbra votar um regulamento se não existe? Sim, meus amigos, a AVC não existe!!!! Não houve lista a concorrer às últimas eleições e a Direcção anterior não ficou, ou seja, NÃO EXISTE ASSOCIAÇÃO DE VOLEIBOL DE COIMBRA!!!! Agora os fantasmas também votam nas AG's da FPV?
Alguém que ponha mão nisto!!!!

10HMC10 disse...

parece que não fomos ouvidos, como sempre o que nasce errado em Portugal dificilmente se emenda, por isso o nosso país tem o desempenho que tem. Parece que perder um ano é coisa insignificante. Mas, já agora se todos tem os mesmos direitos pois todas as equipas pagam o mesmo para disputar os campeonatos porque será que algumas não os podem disputar. No campeonato de iniciados na zona sul foram incluidas equipas de infantis (aleluia) parece que jogar é um bem precioso para desenvolver capacidades..... Será que a visão muda assim tanto de escalão para escalão ...... onde estiveram os visionarios dos juvenis masculinos..... façam o favor de alterar o erro que fizeram e não deixem para o ano o que podem mudar hoje. Foi por adiar que estamos em crise, não a alarguem ao voleibol de formação.